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Vidros blindados no Brasil - saiba como surgiram

                Quem já conhece um pouco sobre a origem e a história da blindagem automotiva, sabe que existem fatos interessantíssimos desde a criação desse equipamento de proteção até os modelos atuais, que são produzidos e oferecidos pelas empresas responsáveis.

                Como você já viu em outro artigo aqui do nosso blog, inicialmente, os vidros blindados foram projetados a fim de proteger as vidas de todos os que estava no interior dos tanques e carros de guerra.

                Mas, de lá para cá, devido ao sucesso e a eficácia desse produto, assim como o aumento da necessidade dessa proteção nas principais cidades do Brasil e do mundo, a procura pela blindagem automotiva aumentou consideravelmente.

                No país verde e amarelo, por exemplo, a blindagem para veículos é tão requisitada que o mercado de carros blindados é considerado um dos segmentos mais promissor. Atualmente, em todo o território nacional já existem mais de 16 mil emplacamentos de carros com proteção balística.

                Com números tão expressivos assim, é certo que o Brasil é um dos países que mais exibem carros blindados em suas ruas, avenidas e estradas. Mas, como será que essa blindagem especial surgiu no país do futebol?

                Tem interesse em saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e descubra toda a história, seguindo uma dinâmica e surpreendente linha do tempo, da chegada da blindagem automotiva no Brasil:

  1. Ainda que a história da blindagem sempre comece com a sua aparição na China, foi em 1909 que o francês Edourad Bénédictus criou o vidro blindado. Sendo assim, a instalação dos mesmos nos carros brasileiros só foi possível graças ao idealizador que, na verdade, descobriu esse equipamento acidentalmente;
  2. Após todo o sucesso que o produto fez lá fora, a empresa chamada Massari abriu suas portas no Brasil e seguiu líder no segmento até a concorrência aparecer com os nomes de Inbra, a O’Gara-Hess & Eisenhardt, a G5 e Armor, ambas também empresas do ramo;
  3. Como o mercado da blindagem automotiva ainda era desconhecido, as empresas ocupavam pequenos espaços e tinham suas produções reduzidas somente aos pedidos antecipados, cenário que começou a ser alterado quando a primeira blindadora multinacional, a OGara-Hess, chegou no país;
  4. No entanto, mesmo que os pedidos e os processos de fabricação dos vidros blindados registrassem avanços, tudo ainda seguia com muito sigilo, prova disso é que até o ano de 1996 as empresas realizam suas divulgações informalmente, pois o marketing não era avançado como hoje e, o resultado era a instalação de blindagem em cerca de 10-15 carros por mês;
  5. Foi então que o Salão do Automóvel, ainda no ano de 1996, decidiu abrir as portas para esse segmento de blindagem automotiva, ação que aumentou consideravelmente o número de carros blindados mensalmente pelas empresas até então ativas;
  6. Mas, ainda que a divulgação dos benefícios da blindagem automotiva tivesse repercutido positivamente durante o Salão do Automóvel, alguns impasses impediam o avanço do mercado de vidros blindados, como a demora para finalizar uma instalação devido ao processos de importação das peças necessárias;
  7. Cientes desses impasses, os empresários do ramo decidiram ir além e elaboraram campanhas junto aos concessionários oficiais das fábrica desse segmento, projeto que contribuiu expressivamente para o aumento na procura e agilidade de produção dos vidros blindados;
  8. Foi então que, no final da década de 90, após todas as lutas das empresas iniciais, a blindagem automotiva ganhou espaço e os produtos ficaram cada vez melhores;
  9. Outro ponto importante de lembrar nessa mesma época foi a manifestação do Exército Brasileiro, que alertou sobre o perigo da produção de carros blindados e a entrada de empresas do segmento sem controle no país.
  10. Para evitar as consequências negativas desse cenário sem lei, o Exército Brasileiro definiu que o veículo de passeio blindado seria então um produto controlado e determinou que um automóvel só seria autorizado a receber a blindagem automotiva com a obtenção do chamado CR, o Certificado de Registro, que é emitido pelo próprio Exército;
  11. Mas, com um custo ainda considerado alto e a maior parte das instalações em carros de autoridades públicas, religiosas, pessoas famosas e veículos de transporte de valores e/ou forças armadas, os vidros blindados ainda eram objetos de desejo distantes e inacessíveis para muitos;
  12. Mas, com a instalação de novas empresas e o aumento da violência no trânsito, muitas pessoas começaram a enxergar a instalação do equipamento de blindagem como indispensável, criando assim um cenário de popularização, mais conhecimento sobre o que é a blindagem automotiva e facilidade de negociação;
  13. Hoje, o mercado de blindagem automotiva no Brasil é um dos que mais cresce, atingindo uma média de 20% de crescimento entre um ano e outro e com especificações que seguem as diferentes normas de acordo com o grau de segurança indicado e é capaz de produzir os mais avançados equipamentos.

Uau! Realmente existe muita história desde a chegada dos vidros blindados no Brasil até os dias de hoje, não é? Você sabia de todas essas informações? Qual foi a mais interessante na sua opinião? Conte para nós nos espaços reservados para os comentários, vamos adorar saber!