A fim de garantir sempre o máximo de segurança, proteção e tecnologia em todas as tarefas cotidianas, cada vez mais o brasileiro tem optado pela blindagem automotiva.
Confiantes de que essa alternativa é considerada uma das mais potentes no quesito bem estar, qualidade de vida e direção tranquila, segundo os próprios usuários, todo o processo de fabricação do equipamento de blindagem é projetado de maneira minuciosa, tudo para que não sejam registradas falhas.
Os vidros blindados, por exemplo, passam por diversas etapas antes de estarem finalmente prontos para serem instalados com toda qualidade e excelência no veículo em questão.
No geral, a fabricação dos vidros blindados conta com três materiais: vidros, metais e polímeros, como o policarbonato e o poliuretano alifático, que são dois dos responsáveis pela colagem que acontece entre cada uma das camadas do vidro blindado.
Quando todos os elementos indispensáveis para a blindagem já estão separados, o primeiro passo pode se dar por finalizado e a equipe que realiza essa função pode passar para o segundo passo. Conheça abaixo os outros passos indispensáveis nessa produção:
É o primeiro setor do processo de produção de um vidro blindado. Aqui a chapa de vidro in natura se transforma em um formato inicial da peça. Após o corte, a usinagem é responsável pela qualidade da borda do vidro.
Para muitos amantes dos vidros blindados, a serigrafia é a etapa mais importante, pois é ela quem faz a pintura dos vidros, ainda em natura, que logo farão parte do composto do vidro blindado, passo crucial para deixar o item esteticamente belo e moderno.
Nesse ponto, o vidro que será blindado ainda possui camadas desiguais e planas e precisa do procedimento chamado “curvação”, que nada mais é do que com a temperatura curvar o vidro para que se encaixe perfeitamente no veículo em que será instalado.
Essa etapa é longa e acontece simultaneamente com mais dois processos, o corte do aço e o corte do policarbonato, que é fundamental para assegurar a geometria balística do vidro blindado.
Temperatura, umidade e limpeza são controladas nesse setor, que pode ser conhecido por “sala limpa” em algumas empresas.
Todo esse rígido controle segue o objetivo de aumentar a validade dos produtos, pois a montagem faz camada a camada de material mais o vidro a fim de preparar todos os elementos para a blindagem.
Nessa etapa, as peças são blindadas e para isso são embaladas a vácuo e sob influência de alta pressão e temperatura.
O material entre os vidros funde e confere toda a transparência e ótica final desejada a peça.
Feito todos os processos anteriores, chega a etapa chamada de inspeção final, que, assim como o nome já diz, confere todas as inspeções de qualidade testadas nas demais etapas.
Quando aprovado também nessa parte, o vidro está finalmente com a qualidade desejada pelos clientes e pode assim seguir para a logística.
Pronto! Agora você conhece os seis mais importantes passos realizados na blindagem dos vidros automotivos. São mesmo necessários vários procedimentos para que o produto final chegue até você com toda a qualidade exigida, não é?