AGP Brasil

O que esperar para o mercado automotivo em 2021?

Sempre que um novo ano se aproxima é comum as pessoas refletirem sobre o que pretendem fazer nos próximos meses, seja na vida pessoal e/ou profissional, esse exercício faz parte da vida de muitos brasileiros, que garantem, inclusive, ser uma forma eficiente de organizar e concretizar os seus sonhos.

Nesse ano, diante do atual cenário instalado devido a pandemia do Coronavírus, até mesmo que não ponderava sobre essas questões, está mais propenso a também realizar essa atividade.

Afinal, desde que a pandemia foi decretada no Brasil e em todo o mundo, obstáculos nunca imaginados foram encontrados pelo caminho e nenhum segmento conseguiu passar ileso às suas transformações e adaptações, nem mesmo o setor automotivo.

A fim de adaptarem os veículos a nova exigência dos clientes, as montadoras foram além e, segundo as publicações já relevadas, muita novidade já está reservada para 2021. Veículos autônomos, uso máximo da conectividade, possibilidade de abastecimento com combustíveis alternativos e carros elétricos são alguns exemplos que podem logo, logo estarem circulando pelas ruas e estradas.

Só com esses exemplos já deu para perceber como a cadeia de valor do mercado automotivo sofreu alterações nos últimos meses e como isso impactou nos projetos futuros, não é mesmo?  Não há dúvidas de que todos os nichos aceleraram suas conexões, saiba mais o que esperar do mercado automotivo em 2021 agora:

Mais conectividade

Encontrar alguém que ainda não se rendeu aos cliques diários oferecidos no universo digital é realmente uma tarefa difícil, principalmente após os últimos meses e os seus acontecimentos, que tornaram as relações e negociações virtuais ainda mais fortes e frequentes.

No mercado automotivo é impossível fechar os olhos para essa tendência, pois o novo cliente passou a exigir essa tecnologia e suas funcionalidades ao alcance dos seus dedos até mesmo no interior dos seus carros.

Por isso, sem dúvidas, uma das tendências para o próximo ano é o máximo possível de tecnologia e conectividade nos automóveis, o que é uma ótima notícia para os que sempre sonharam dirigir conectado a todo instante.

Possibilidade de escolher combustíveis alternativos

Com promessas de carros autônomos, elétricos, compartilhados, conectados e afins, é claro que as opções para os abastecer também seriam modificadas, concorda?

Em países como o Reino Unido, onde as tendências automotivas são aplicadas mais cedo, estudos e pesquisas já comprovam que frente às novas tendências, o comportamento dos consumidores foi totalmente alterado também em relação ao uso e posse dos seus carros.

Prova dessa ilustração é o aumento no número de venda dos veículos movidos a combustíveis alternativos, como os carros híbridos e modelos mais ecológicos e sustentáveis, que ainda preservam a natureza.

Fortalecimento do mercado digital

Se comprar pela internet e sem ver pessoalmente o produto era considerado um investimento de risco há algum tempo, hoje, devido a possibilidade de encontrar avaliações e opiniões sobre a experiencia de compra de diversos clientes com as mais diferentes empresas, o varejo digital ultrapassou todas as fronteiras e foi fortalecido até mesmo no mercado automotivo.

Além da facilidade e comodidade de uma compra online, decidir tudo por meio de alguns cliques permite também uma comparação de valores mais detalhada, o que é outro fator positivo desse novo modelo de compra de carros.

E para garantir que esse desejo dos seus clientes também seja atendido, várias montadoras e concessionárias já trabalham a todo vapor para oferecer alternativas assim já em 2021.

Carros autônomos e elétricos

É óbvio que os desafios para produzir um veículo que seja totalmente autônomo são muitos, mas, como muitos já perceberam no decorrer desse ano, até mesmo os desafios considerados impossíveis são possíveis quando não há outra opção, não é?

Com barreiras regulatórias e tecnológicas já derrubadas, novos veículos serão projetados a fim de satisfazer os que não abrem mão da sustentabilidade e comodidade. E, ao contrário do que muitos acreditavam, pesquisas já garantem que os índices de aceitação desses modelos de veículos são altíssimos.

E aí, você já está preparado para o mercado automotivo do futuro? Bom, seja sim, ou seja, não a sua resposta, só há uma certeza: enfrentar o novo e adapta-lo ao nosso estilo de vida é a única saída para quem não quer ficar para trás.