Ah os carros… não é preciso nem mesmo abrir os olhos pela manhã para saber que já estão circulando pelas ruas e avenidas da cidade. Esse cenário, embora pareça fazer parte do cotidiano desde que o mundo é mundo, nem sempre foi assim e promete mudar ainda mais, pois é fato que a tecnologia já dominou também o universo automotivo.
Em uma rápida linha do tempo, entre a criação do primeiro veículo e a versão desse meio de transporte mais avançada, é realmente impossível listar todas as alterações observadas, pois de triciclo movido a corda para carros conectados, muitas adaptações foram desenvolvidas.
Mas, ao que tudo indica, ainda há muito para mudar! Em um futuro próximo, por exemplo, você pode comprar um carro totalmente guiado por robôs, já imaginou? Como será quando os veículos forem de fato projetados com realidade virtual e essas tecnologias automotivas ganharem as ruas?
É mesmo curioso pensar nessas possibilidades, não é? Descubra agora cinco tecnologias que prometem modificar ainda mais os veículos automotores e, certamente, fazerem parte do seu dia a dia:
Carros autônomos
Para alguns apaixonados por carros, uma versão autônoma é a realização de um sonho e sinônimo de praticidade e agilidade.
Nesse modelo, que possivelmente ganhará os espaços urbanos nos próximos anos, quem o dirigir não precisará mais se preocupar em encontrar o endereço certo de um local ou enfrentar a cansativa procura por vagas de estacionamento em lugares movimentados, como shoppings e restaurantes.
O motivo de tanta facilidade? É que bastará o usuário indicar qual destino deseja seguir para que o próprio automóvel comece a pesquisar vagas livres e com fácil acesso.
Outra promessa dessa versão tão comentada é a conexão com os aparelhos celulares e/ou computadores portáteis, detalhe que, com certeza, otimizará o seu tempo.
Carros produtos de impressoras 3D
Engana-se quem pensa que o único serviço das impressoras é produzir cópias em papéis, afinal, desde que a tecnologia tomou conta desse aparelho, muitos outros itens forem desenvolvidos pelo mesmo.
Diante da potência das impressoras 3D é claro que a indústria automobilística já enxergou a possibilidade de produzir veículos seguindo esse sistema, que além de eficiente, segundo consta as pesquisas já divulgadas, oferece redução de custo na fabricação e diminuição no total de peças indispensáveis para a sua finalização.
Carros com utilização de biometria
Aparelhos celulares, computadores, televisores, já existem diversos aparelhos indispensáveis para o ser humano que só são liberados para o uso quando a biometria é identificada. Considerada uma das opções mais viáveis para garantir segurança e proteção, essa alternativa também ganhou o espaço automotivo.
Para quem já teve um veículo furtado, sem dúvidas, essa opção será irresistível, assim como para os motoristas que moram nas grandes cidades e palcos de constante violência e assaltos, pois, assim que a biometria for instalada no veículo, o mesmo só estará pronto para se locomover quando a íris do seu proprietário for detectada.
A expectativa desse modelo de veículo com biometria surpreende também quando os estudos comprovam os seus possíveis benefícios em casos de acidentes, pois a ideia de muitos fabricantes é instalar sensores no automóvel como, por exemplo, um que monitore os batimentos cardíacos do seu guia.
É muito mais do que um simples reconhecimento facial instalado em um veículo, não é?
Carros com inteligência artificial
O que parecia distante já é observado em alguns veículos: o uso da inteligência artificial.
Como você já deve ter percebido, as diretrizes da inteligência artificial são, de fato, o que moverá os carros autônomos, mas essa não é a única oportunidade criada com essa tecnologia.
Quando em uso de um veículo constituído com base na inteligência artificial, problemas corriqueiros que antes necessitavam da ajuda de um profissional mecânico, por exemplo, poderão ser facilmente solucionados pelo próprio sistema do automóvel. Nesse caso, tudo o que motorista deverá fazer é fotografar o painel do veículo, encaminhar para o aplicativo sugerido e aguardar que a resposta indicando como resolver o impasse seja enviada.
Carros com detectores de buracos
Em muitas cidades brasileiras, as ruas e avenidas são formadas por buracos, bueiros e rachaduras tão significativas que interferem no caminho percorrido pelos automóveis, além de, claro, desencadear problemas nos mesmos, pois quando o impacto é forte, não há lataria que resista.
Cientes dessa questão, algumas empresas fabricantes de carros decidiram inovar e usar a tecnologia para desenvolver mecanismos que visualizem possíveis irregularidades no caminho antes mesmo do próprio condutor.
Essa alternativa, que promete não demorar para fazer parte das etapas de produção dos veículos, além de reduzir a chance de danos, poderá auxiliar a reparação das irregularidades, afinal, um dos projetos pretende enviar os pontos detectados para as autoridades locais e registrá-los, tudo para que as devidas providencias sejam tomadas o mais rápido possível.
E então, essas cinco tecnologias que ilustrarão os carros do futuros te surpreenderam? Qual a sua opinião sobre uso das mesmas? Ainda que muitas teorias sejam somente suposições, todo mundo sabe que não é difícil prever o que o mercado automobilístico reserva, por isso, já vale a pena começar a pesquisar sobre essas tendências e começar a pensar em como serão os próximos dias.