AGP Brasil

Como surgiu o carro blindado?

                Nos últimos anos, o número de pessoas que enxergam na blindagem dos seus automóveis a solução mais viável para garantir segurança e tranquilidade ao percorrer dos seus percursos diários aumentou significativamente.

                Para alguns, a fabricação, a instalação e até mesmo a necessidade desse tipo de blindagem ainda é novidade. Mas, segundo traz a história desse poderoso equipamento, já há muitos anos essa alternativa é utilizada para a proteção pessoal contra os ataque das mais diferentes armas de fogo.

                Ficou curioso (a) e a fim de descobrir qual a história da blindagem dos automóveis? Quer saber como surgiram os carros blindados?

Então, siga com atenção a leitura desse texto e conheça a trajetória dos primeiros carros blindados até os modelos atuais que, inclusive, ganham cada vez mais espaço pelas ruas do Brasil e do mundo:

Como tudo começou

                Sabe-se que, inicialmente, os equipamentos de blindagens automotivas foram projetados pelos chineses para garantir a proteção pessoal dos participantes de guerras e batalhas, que aconteciam com frequência há algumas décadas e em quase todas as regiões do mundo.

                Diante de tanta eficiência e do aumento da violência e criminalidade nos centros urbanos de países como o Brasil, o tempo passou e a blindagem continuou entre as principais opções para inserir nos veículos e proteger os seus motoristas e passageiros.

                Mas, é claro que a blindagem oferecida atualmente aos condutores não é a mesma que era instalada nos carros e tanques de guerra antigos que, na maioria das vezes, recebia apenas chapas de metais em sua extensão, afinal, todo o cenário foi alterado de lá para cá, principalmente a tecnologia.

                Ainda nos velhos tempos, próximo ao século XV, quando as guerras exigiam proteção durante o combate, Leonardo Da Vinci criou um modelo de blindado que se movia sobre uma base específica que girava até 360 graus e podia, ao mesmo tempo, disparar vários armamentos e nas mais variadas direções.

                Entre as características desse projeto, de acordo com os registros, está a forma de couraça de tartaruga recoberta por metal.

                Nos próximos capítulos da história da blindagem alguns episódios aparecem como fundamentais para o rumo desse segmento, como quando Hirohito, o imperador japonês, fez uso da “grand Mercedes”, a limusine 770 (WO7) e sucessora do primeiro veículo que recebeu blindagem instalada em uma empresa, o Nurburg 460.

                Esses instantes foram de fato indispensáveis para que a blindagem ganhasse destaque e despertasse o interesse tanto de fabricantes e usuários.

Como eram os primeiros blindados

                Durante a Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, os primeiros blindados que foram equipados junto a canhões e metralhadoras ganharam a cena. Pesando toneladas e medindo certa de oito metros de comprimento e 2,5 de altura, esses exemplares eram movidos a gasolina e protegiam os participantes das guerras de seus inimigos.

                Ainda no século XX, os britânicos trabalhavam sem parar para produzir um novo exemplar de blindagem. Mark1 foi o nome escolhido para o modelo que ganhou a preferência e passou a ser exportado para outros países.

                Perfeitos para as batalhas, os conhecidos carros de combate eram os queridinhos e recebiam constantes atualizações em suas produções. Uma vez, dois tanques foram experimentados, o Holt/gas Eletric e o modelo desenvolvido pela Ford.

                O primeiro presidente que usou um carro blindado foi o norte-americano Franklin Roosevelt, que entrou para a história após seguir rumo ao congresso em um Cadilac 341 V8. O fato curioso que segue esse episódio é que o carro em questão não foi custeado pelos recursos do governo, mas sim empréstimo pelo Departamento do Tesouro, que ficou com o veículo após Al Capone, o proprietário, ser condenado por evasão fiscal.

                Em seguida, quando o uso da blindagem automotiva para uso civil foi autorizado e as empresas especializadas nesse tipo de serviço começaram a ganhar espaço, o exército das Forças Armadas do Brasil precisou acrescentar uma permissão para tal em seu regulamento, o que tornou a comercialização da blindagem automotiva um produto controlado no país.

                Mas essa história e todos os seus detalhes será assunto do próximo texto aqui do nosso blog…

                É ou não interessante descobrir a história de equipamentos que vemos e/ou usamos no dia a dia e sequer imaginamos como surgiram? Exemplos de avanços e melhorias, as blindagens automotivas foram transformadas após todos esses anos, mas, contudo, um fato não foi alterado: o crescente pedido dessa instalação.