Quando o carro é considerado de luxo, um dos acessórios mais procurados pelos compradores e encontrados em suas descrições é o teto solar. E segundo a última Portaria de Blindagem publicada pelo Exército Brasileiro, a segurança deve vir antes da estética independente de qual seja o modelo de veículo.
Essa instrução, que causou polêmica quando foi divulgada, deve-se a vulnerabilidade dos carros com teto solar comum, ou seja, ao fato de que aqueles veículos com teto solar que, quando recebem os equipamentos de blindagem, sofrem modificações em toda a sua estrutura, exceto na parte superior onde está o teto solar, ou com níveis diferentes de blindagem para as partes.
A portaria vigente hoje é a nº 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019, que menciona a obrigatoriedade do nível balístico ser igual em todo o veículo, ou seja, se é uma blindagem nível IIIA, o teto solar precisa ser blindado nível IIIA. E sessa com a revogação da portaria nº 55-COLOG, onde havia a obrigatoriedade de o teto ser constituído por uma peça única e fixa.
O mercado de blindagem automotiva hoje oferece algumas novas alternativas para blindagem em veículos referente ao teto solar:
1. Troca-se toda a sua extensão original por um equipamento blindado, sendo esse o mais usado e aceito pelos usuários;
2. Instala-se um vidro blindado por baixo do vidro original, como um reforço, o que é chamado de teto pacote blindado, impossibilitando a abertura do teto;
3. Elimina-se o teto após a blindadora fechar o espaço aberto com aço ou aramida;
Todas as opções acima são perfeitas para agradar os que não abrem mão de um veículo com teto solar e reforçar a segurança dos passageiros. E então, agora que você já sabe as três alternativas de blindagem automotiva em carros que exibam tetos solares e conhece como funciona cada uma, qual será a sua escolha? Conte para nós nos espaços reservados para os comentários, vamos adorar saber!