A cada piscar de olhos tudo muda. Sabe aquela primeira notícia que você leu hoje pela manhã? Pois é, no decorrer desse dia, ela deixou de ser uma pauta quente, como é chamada a notícia atual e em primeira mão pelos jornalistas, e tornou-se fria, o que significa que, outras ganharam as manchetes.
Toda essa velocidade entre o novo e o velho acontece em todas as áreas e setores, seja na vida profissional ou pessoal de uma pessoa. Afinal, quem e/ou o que não se adaptar a fim de atender as necessidades atuais, já sabe que fechar as portas será o seu inevitável futuro.
Quem acompanha o mercado automotivo, sabe que esse cenário também está instalado em todas as suas vertentes, principalmente após o início da pandemia do Coronavírus e todos os seus desdobramentos, que afetaram significativamente a indústria automotiva.
O desafio da vez desse setor é evoluir e projetar veículos capazes de atender a nova demanda: carros nunca vistos, modelos potentes, tecnológicos e inovadores, características que fazem parte do dia a dia dos novos consumidores, que são, em sua maioria, digitais.
Mas como as marcas estão trabalhando para oferecer carros qualificados assim? O que já existe de novo nesse ambiente digital que tomou conta das ruas, avenidas e estradas de todo o mundo?
Descubra agora algumas estratégias tomadas por empresas que investem em oferecer a melhor e mais incrível experiencia aos seus clientes:
Nos próximos anos, em um futuro não muito distante, de acordo com projetos já divulgados, não haverá mais a necessidade de um piloto seguir sempre com as suas mãos no volante de um veículo, pois alguns governantes já incentivam até mesmo financeiramente o desenvolvimento e produção dos veículos elétricos.
Frente aos projetos desses idealizados veículos elétricos, que dispensam o uso de energia não renovável, grandes montadoras, empresas e tecnologia e startups, como a Porsche, aguardam ansiosamente por esse futuro, que dispensará os motoristas tradicionais.
Um exemplo é a versão híbrida Panamera, modelo da linha de montagem que fica em Leipzig, que se mostrou tão promissor a ponto de receber dos responsáveis pela Porsche cerca de 500 milhões de euros extras para expandir a sua produção.
E essa não é a única ação da Porsche: eles também investiram no projeto Mission, que nada mais é que um carro 100% elétrico na fábrica localizada em Stuttgart, responsável pela fabricação dos veículos que, segundo contam, chegará ao mercado nos próximos dez anos.
Agilidade em todos os processos e compromissos do dia a dia, é isso o que todo mundo deseja, não é? Pois saiba que muitas marcas já perceberam essa demanda e fixaram a palavra conectividade como o segredo do sucesso.
Entre as principais alterações nesse novo método de compra norteado pela rapidez e liberdade de escolha no menor tempo possível está a possibilidade de os clientes concluírem todo o processo de compra e venda virtualmente, como já é permitido em algumas concessionárias instaladas pela Mitsubishi nos shoppings centers do Reino Unido.
Nesses pontos citados acima, após escolher o modelo que mais gostou e realizar as demais etapas por uma tela e alguns cliques, o cliente só precisa ir até o local para retirar o seu novo veículo e testá-lo durante suas atividades rotineiras.
Quem mora nos grandes centros urbanos sabe que, muitas vezes, dirigir o seu próprio veículo não combina com mobilidade, pois quanto maior o número de veículo em uma mesma região e trajeto, mais difícil fica chegar rapidamente no endereço desejado.
Pensando em solucionar essa questão, algumas marcas, como a BMW, ousaram e foram além do imaginado. O projeto inovador desenvolvido a fim de melhorar essa questão por essa renomada empresa alemã é chamada DriveNow e permite, em algumas cidades da Europa, que o cliente alugue um carro de luxo por meio de um aplicativo, que além de fazer o seu cadastro, indica o veículo mais próximo da localização atual e calcula o valor que deve ser pago pelo trajeto.
Se você já sonhou em fabricar o seu próprio carro, saiba que esse sonho pode estar mais próximo de se tornar realidade do que você imagina, afinal, essa é a idade da Local Motors, empresa que apresentou um ousado projeto, onde o cliente encontra autonomia com cocriação.
E, ao contrário do que muitos pensam, essa inovação promete ser fácil e acessível pois, segundo suas diretrizes, basta o consumidor se cadastrar em uma comunidade e seguir o passo a passo para ajudar a desenvolver os veículos dos seus sonhos.
Um exemplo desse projeto de trabalho em equipe é o Fiat MIO, veículo que foi fabricado de acordo com as opiniões de clientes da marca, que escolheram desde o motor até o design do mesmo.
É, com esses exemplos, não há dúvidas de que alguns conceitos são e serão protagonistas dos futuros veículos. Você está preparado (a) para conviver com tanta automação? Já pensou em como será percorrer os seus caminhos com o máximo de conectividade? E o uso compartilhado e locomoção com energia elétrica, já imaginou como será?
Se ainda não, saiba que precisa acelerar esses processos porque o novo promete bater a sua porta mais cedo do que você imagina…