Que a blindagem automotiva é uma das opções mais seguras e procuradas por quem busca o máximo de proteção aliada a tecnologia, todo mundo já sabe, afinal, essa ferramenta consegue suportar disparos de diversas armas e calibres.
O que muita gente ainda não sabe é que existem diferentes níveis de blindagens e que, logicamente, cada um está destinado a um tipo de proteção, sempre de acordo com a sua capacidade balística.
E para que você não tenha mais dúvidas sobre esse assunto e entenda qual a proteção oferecida por cada nível de blindagem, basta continuar a leitura desse texto e ler com atenção como uma das descrições e especificações:
Tabela Balística
Antes de aprofundar sobre esse assunto e compreender os níveis balísticos, você precisa desvendar a chamada tabela balística, que segue a norma ABNT NBR 15000 e indica quais são os níveis de proteção balística para blindagem automotiva.
Entre as explicações que existem nessa tabela, estão os níveis de blindagem e as especificações de cada um, como os projéteis, armamento, tipo de munição, comprimento do calibre, velocidade referência, energia cinética e disparos por painel.
A blindagem do nível I, a primeira e considerada mais leve da lista, por exemplo, segundo a referida tabela balística, suporta cinco disparos por painel quando efetuados por munições do tipo .22 LRHV Lead ou .38 SPECIAL RN Lead, enquanto o último nível de blindagem, o IV, é resistente a cinco disparos realizados por 7,62×51 FJ NB .308 Winchester FMJ e um da munição 30-06 AP.
Blindagem nível I
Quando o equipamento pertence ao grupo de blindagem nível I, ao ser instalado em um veículo, o mesmo oferece proteção somente para armas de menores calibres, como o revólver 22 e o calibre 38, o que significa que sua resistência é menor.
Há alguns anos, esse tipo de blindagem era muito usado, porém, diante do aumento dos índices de criminalidade no país, a comercialização desse primeiro nível ficou cada vez mais baixa ainda que seja a opção mais barata no país.
Blindagem nível II
Quando a blindagem automotiva é produzida conforme as diretrizes do nível II, a capacidade de proteção dessa é um pouco maior do que a blindagem do nível I.
Nesse caso, quem optar por sua instalação, compra proteção contra projéteis de pistolas 9 milímetros e Magnum 357, por exemplo.
Blindagem nível III A
Entre todas as opções de blindagens liberadas no Brasil, essa que é o nível mais alto liberado para carros civis no Brasil, é a mais pedida pelos motoristas e encontradas nos automóveis, pois suporta o disparo de qualquer arma de mão e até mesmo de submetralhadores, como a 9mm e disparos de Magnum 44.
Além de oferecer uma capacidade balística mais alta, a blindagem do nível IIIA segue um padrão de produção que conta com a mais avançada tecnologia e, no geral, as empresas possibilitam diferentes formas de pagamento, eliminando assim aquela velha história de “não vou optar pela melhor opção porque não tenho como pagar”.
Mas, vale lembrar que, por ser a alternativa de blindagem mais usada, é fundamental encontrar uma empresa de confiança para solicitar a blindagem do seu veículos, pois é indispensável que os materiais balísticos sejam de qualidade e que o equipamento esteja aprovado nos testes exigidos, como os realizados pelo Exército Brasileiro.
Blindagem nível III
Enquanto os níveis de blindagem automotiva acima são liberados no Brasil, esse nível III, que suporta disparos de armas mais pesadas, como a AK-47, e os demais abaixo são indicados somente para usos restritos.
Quem busca uma blindagem de nível III, por exemplo, precisa procurar os responsáveis pelo setor de blindagem no Exército Brasileiro e justificar a necessidade desse tipo de proteção. Caso a solicitação seja aceita, o solicitante recebe uma licença especial para instalar em seu veículo essa blindagem mais pesada.
Blindagem nível IV
Se você mora no Brasil, ainda não pode ter acesso a esse nível de blindagem, pois ele é totalmente proibido no país, exceto nos automóveis restritos as Forças Armadas, chefes de estado e veículos usados para transportar valores.
Todo esse cuidado deve-se ao fato dessa blindagem ser resistente aos disparos mais potentes, como metralhadoras, granadas e outras armas pesadas de uso militar.
Ficou fácil entender os níveis de blindagens e onde são aplicados após ler esse texto, não é mesmo? Então, agora que você já identificou a melhor opção para colocar em seu veículo, que tal já separar os documentos necessários parta agilizar o processo?
O primeiro passo é buscar o seu atestado de antecedentes criminais, separar cópias dos seus documentos pessoais, solicitar a licença obrigatória junto ao Exército Brasileiro e depois, claro, conferir todas as etapas necessárias para identificar a credibilidade da empresa estudada.
Obs: a tabela balística conforme a norma Brasileira NBR 15000, encontra-se na última imagem, com todos os detalhes de armamento e calibres para blindagem automotiva.